Presente na 82ª Feira do Livro de Lisboa, o Pavilhão Cultura Açores, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, acolhe, no próximo domingo, dia 6 de maio, pelas 18h00, a realização de uma sessão de autógrafos com o fotógrafo profissional Jorge Barros, a propósito do lançamento recente de As Ilhas Desconhecidas: Notas e Paisagens, o clássico da literatura portuguesa, assinado por Raul Brandão, que Jorge Barros ilustrou com fotografias inéditas da sua autoria.
Trata-se, com efeito, de um volume ímpar, que resulta do levantamento fotográfico, levado a cabo por Jorge Barros, entre 1988 e 2011 por todo o arquipélago. Neste livro, a sua objetiva capta, da forma singular que o carateriza, a paisagem natural e a vivência humana das ilhas, propiciando igualmente uma releitura da própria obra que lhe serve de (pre)texto.
Nascido em 1944, em Alcobaça, Jorge Barros é um conceituado fotógrafo, cujo trabalho se encontra reproduzido em diversas publicações e frequentemente associado a textos de autores de reconhecido mérito. Para além da fotografia, experimentou também o cinema, colaborou em diversos jornais e revistas, organizou encontros e exposições, tendo obtido, em 1988, o Prémio de Ilustração da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário