A Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, convida a Oficina Musical, um dos principais agrupamentos portugueses de música contemporânea, a realizar dois concertos comentados, subordinados ao tema “De Liszt a Messiaen”, que decorrerão no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, no dia 3 de maio, e no Teatro Micaelense, no dia 4, ambos pelas 21h30.
Também no dia 4 de maio terá ainda lugar, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, pelas 18h00, uma mesa-redonda sobre “Tendências da música portuguesa nos últimos 50 anos”.
Os concertos da Oficina Musical contam com a presença de Sónia Correia (recitante), Ana Ester Neves (soprano), Filipe Quaresma (violoncelo) e Elsa Silva (piano) e serão comentados pelo compositor Alexandre Delgado, que abordará a evolução das linguagens que conduziram à música da segunda metade do século XX. O programa intitulado “De Liszt a Messiaen” resulta de uma combinação de obras e estilos diferentes, tendo como elemento comum o conceito de modernidade. Serão interpretadas peças de F. Liszt, C. Debussy, M. Ravel, A. Webern e O. Messiaen.
Por sua vez, a moderação da mesa-redonda, aberta a todos os interessados, está a cargo de Emanuel Frazão e tem como convidados os compositores Álvaro Salazar, Alexandre Delgado e Pedro Junqueira Maia.
A Oficina Musical foi fundada no Porto, em 1978, pelo compositor e maestro Álvaro Salazar e tem como principais objetivos o estudo e a difusão da música do século XX. Já concretizou mais de trezentos concertos e tem tido um papel fundamental na divulgação da música portuguesa do século XX. Foi agraciada pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito (Prata), pela Secretaria de Estado da Cultura com a Medalha de Mérito Cultural e pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio do Dia do Autor.
A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário