sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Diretor Regional da Cultura destaca qualidade do projeto da Casa Museu Manuel Arriaga
O Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes, congratulou-se hoje com o facto de um museu dos Açores ter chegado a uma final do Prémio Melhor Museu Português, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.
Nuno Lopes, que falava, em Lisboa, no final da cerimónia de atribuição do prémio, que distinguiu este ano o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, considerou que, apesar de a Casa Museu Manuel Arriaga “não ter conquistado o prémio, após renhida eleição, o facto de ter sido selecionado demonstra, por si só, a qualidade do projeto”.
Para o Diretor Regional da Cultura, “é de elementar justiça salientar a qualidade do trabalho” do arquiteto Rui Pinto, responsável pelo projeto da Casa Museu Manuel Arriaga, na cidade da Horta.
Este projeto açoriano foi um dos três selecionados para a final do Prémio da Associação Portuguesa de Museologia, que visa “incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus”.
A Casa Museu Manuel Arriaga está instalada num imóvel do século XVIII, classificado de Interesse Público, que foi a residência do primeiro Presidente da República Portuguesa, eleito a 24 de agosto de 1911.
O imóvel foi objeto de um projeto de reabilitação que permitiu a sua transformação num equipamento cultural que evoca Manuel Arriaga, dispondo de espaços para a exposição de longa duração, exposições temporárias, consulta de documentação digitalizada, biblioteca, sala polivalente e uma zona verde.
A Casa Museu Manuel Arriaga, além de fixar a memória do primeiro Presidente da República Portuguesa, pretende também projetar os seus ideais e valores republicanos, num moderno espaço de reflexão e de estímulo à participação cívica.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário