sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Governo dos Açores pretende conciliar respostas sociais, afirma Piedade Lalanda
A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje ser intenção do Governo dos Açores promover a conciliação e a complementaridade entre respostas sociais, nomeadamente as que são prestadas pela Associação de Paralisia Cerebral - São Miguel e a APPDA - São Miguel e Santa Maria - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.
Piedade Lalanda, que visitou hoje estas instituições para conhecer o trabalho ali desenvolvido, defendeu a necessidade de “rentabilizar os recursos e os esforços” existentes, no sentido de “melhorar as respostas a esses cidadãos”.
No caso da paralisia cerebral ou do autismo, estes centros de atividades são um apoio na estabilização e desenvolvimento das crianças e jovens que os frequentam, cujo comportamento exige rotinas, ajudas técnicas e um ambiente que não se limita à ocupação, mas envolve um projeto terapêutico.
A Secretária Regional salientou ainda o facto de, nesta área de intervenção, as associações existentes nos Açores, como é o caso das que visitou, terem sido “criadas pelos pais, ou seja, por aqueles que vivem diariamente” esta realidade e que "sentem que, se juntarem os seus esforços, vão encontrar com certeza melhor resposta para os seus filhos”.
No que respeita à Alza – Associação Alzheimer Açores, que também visitou, Piedade Lalanda destacou igualmente o trabalho “meritório” desta instituição, que “dá visibilidade a uma patologia que, se calhar, estaria escondida”.
Anexos:
2012.12.21-SRSS-VisitaAssociações.MP3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário