quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Governo dos Açores quer alargar programa Fios a todas as ilhas, afirma Piedade Lalanda


A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje que o Governo dos Açores pretende alargar o programa Fios a todas as ilhas do arquipélago, abrangendo 1.000 beneficiários do Rendimento Social do Inserção (RSI).

Piedade Lalanda, que falava durante a visita a um grupo de beneficiários do RSI, no âmbito do Fios, no Pico da Pedra, concelho da Ribeira Grande, afirmou que esta iniciativa governamental permite "aumentar a autoestima" das pessoas envolvidas.

Este programa possibilita ainda que "a sociedade veja que não são malandros, como alguns querem chamar, mas que são pessoas capazes e que têm potencial para dar à sociedade".

O Fios, salientou a Secretária Regional, visa “aproximar as pessoas às instituições, à sociedade e ao mercado de trabalho”, podendo também ser uma “oportunidade de autoemprego”.

“As pessoas, ao assumirem que têm competências, podem recorrer a sistemas de incentivos regionais, nas áreas do microcrédito e do empreendedorismo, nomeadamente o Empreendejovem, que podem potenciar alguns destes beneficiários a criarem o seu próprio emprego”, afirmou.

Piedade Lalanda revelou que o programa Fios, criado pelo executivo açoriano, envolve cerca de 800 beneficiários do RSI nas ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa.

“Há uma congregação de boas vontades e, sobretudo, da verdadeira noção do que é a inclusão social, levar estas instituições a pessoas que não tinham acesso ao emprego e à ocupação”, frisou a Secretária Regional.

Piedade Lalanda recordou que as medidas do RSI e do Fios têm critérios de admissão, salientando que é intenção do Governo dos Açores que “as pessoas tenham alguma dignidade no seu quotidiano”.

Numa mensagem dirigida aos açorianos, a Secretária Regional apelou às pessoas para que não desistam e não baixem os braços face às adversidades.

Ao abrigo do programa Fios, os beneficiários do RSI recebem um apoio mensal complementar de 100 euros para alimentação e transporte.

O Fios visa a criação de instrumentos com vista à inserção no mercado de trabalho ou à participação em atividades que satisfaçam necessidades sociais, comunitárias ou ambientais.

Nesse sentido, são igualmente desenvolvidas outras atividades, tais como ações de sensibilização.


Anexos:
2012.12.12 SRSS-VisitaProjetoFios.MP3


GaCS

Sem comentários: