quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Árvores de Natal etiquetadas 'protegem' floresta dos Açores

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais (DRRF), promove nesta época natalícia, pelo terceiro ano consecutivo, a etiquetagem das “Árvores de Natal” que provêm de áreas onde foi autorizado o corte para esse fim.
 
Estas áreas são aquelas em que é necessário retirar árvores que estão em excesso, pois, à medida que a mata vai crescendo, vão competindo pelo espaço, luz e nutrientes.
 
A operação de condução dos povoamentos, denominada de desbaste, é de extrema importância para a qualidade da madeira.
 
As etiquetas utilizadas nas "Árvores de Natal" estão numeradas e são invioláveis, o que permite fiscalizar a sua proveniência quando são colocadas nos postos de venda.
 
Através da numeração, a DRRF tem conhecimento do local de origem de cada uma das árvores.
 
Este sistema de etiquetagem garante a toda a sociedade, quer sejam proprietários florestais ou não, que as árvores comercializadas foram obtidas legalmente, em cumprimento da legislação em vigor, protegendo-se assim a floresta açoriana.
 
Os compradores de “Árvores de Natal” devem, por isso, exigir aos vendedores que as etiquetas permaneçam nas árvores após a venda, para se certificarem que compraram uma “Árvore de Natal Naturalmente Legal”, obtida através de uma gestão florestal sustentável.



GaCS

Sem comentários: