quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Vasco Cordeiro confiante no potencial da agricultura para o desenvolvimento da Região


O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, manifestou-se hoje convicto no aproveitamento do potencial do setor agrícola para o desenvolvimento económico e social da Região.

“Há vontade de continuar a fazer da nossa agricultura um contribuinte efetivo para o desenvolvimento da nossa Região. Isso consegue-se, cada vez mais, com um setor agrícola que tem dado provas de estar desperto para novas áreas de aproveitamento desse potencial”, afirmou Vasco Cordeiro, no final de uma audiência com a Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses.

O Presidente do Governo salientou que os Açores têm agricultores habilitados para a gestão das suas explorações, através do recurso a novas tecnologias e técnicas, como o emparelhamento genético, que, no fundo, “dão bem nota do trabalho progressivo de qualificação e preparação do setor agrícola regional para responder aos desafios com que estaremos confrontados no futuro”.

Segundo Vasco Cordeiro, o Governo dos Açores tem ajudado de várias formas os novos agricultores, nomeadamente em termos de apoios diretos, como os destinados à primeira instalação e à área da formação agrícola.

“Estes são dois exemplos de um conjunto mais vasto de apoios diretos aos jovens agricultores”, disse Vasco Cordeiro, ao recordar que há, por outro lado, um conjunto de apoios mais gerais, que passam pela manutenção na Região de um diferencial de preço para um conjunto de fatores de produção, como os combustíveis e as rações.

“Na questão dos combustíveis, isso consegue-se pela via de um diferencial de preço em relação ao preço do gasóleo agrícola que se pratica no continente e, em relação às rações, através da existência de programas como o POSEI que, no âmbito do apoio à aquisição de cereais, garante a diferenciação de preços”, adiantou Vasco Cordeiro.



Anexos:
2012.12.27-PGR-AudiênciaJovensAgricultores.mp3


GaCS

Sem comentários: