terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Luís Neto Viveiros considera “encorajador” o rejuvenescimento da população agrícola
O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, considerou hoje "muito encorajadores para o setor" os últimos dados relativos ao rejuvenescimento e ao nível de formação da população agrícola dos Açores.
Os dados do último recenseamento agrícola, realizado em 2009, indicam que a média etária da população agrícola dos Açores é 10 anos mais baixa (42 anos) do que a do continente português (52 anos).
No que respeita à população agrícola familiar, 51% do total regional tem uma idade inferior a 45 anos, enquanto no território continental essa percentagem corresponde apenas a 31% do total.
Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, no final de uma audiência com a Associação de Jovens Agricultores de São Miguel (AJAM), reconheceu que “os jovens, tal como qualquer outro agricultor, deparam-se neste momento com algumas dificuldades” derivadas dos “constrangimentos da economia” que são “de todos conhecidos.”
Para o Secretário Regional dos Recursos Naturais, um bom entendimento com as associações representativas do setor potencia a “busca de soluções".
“Fundamentalmente, pela redução dos custos de produção e pela inovação”, que permite “produzir produtos de melhor qualidade a custos mais reduzidos, tornando-os competitivos”, disse Luís Neto Viveiros.
Questionado pelos jornalistas sobre o anunciado desmantelamento do sistema de quotas leiteiras na União Europeia, o Secretário Regional reiterou que o Governo dos Açores “tentará até à última instância conseguir reverter a situação”.
Luís Neto Viveiros reconheceu, contudo, que “é uma luta difícil” e, por isso, se não for bem sucedida, é necessário ter "outras alternativas”, relembrando que as negociações do POSEI estão agendadas para 2015.
Anexos:
2012.12.11-SRRN-AudiênciaAJAM.MP3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário