quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Agência Espacial Europeia compromete-se a colaborar com as regiões da Macaronésia
A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou a intenção de colaborar com os governos regionais dos Açores, Madeira e Canárias, comprometendo-se a ajudar no levantamento das dificuldades e constrangimentos atualmente existentes que podem ser resolvidos através do recurso à tecnologia espacial, nas suas múltiplas vertentes.
A garantia foi dada pelos representantes da ESA no final do seminário “Space 4 Small Islands”, que decorreu nos últimos dois dias na ilha de S. Maria.
Neste evento, organizado pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através do Fundo Regional para a Ciência, concluiu-se que as possibilidades de cooperação macaronésica, no âmbito da utilização de dados de satélite, devem centrar-se sobretudo no mar.
De acordo com investigadores nacionais e estrangeiros participantes neste seminário, realizado no contexto do projeto MaReS (Macaronesian Research Strategy), uma aplicação “promissora” dos satélites é o desenvolvimento de um serviço de identificação de áreas para a pesca de espécies pelágicas, como os atuns.
Os participantes concluíram também, entre outros aspetos, pela necessidade de fortalecer os sistemas de comunicações regionais em casos de emergência, através do recurso à comunicação via satélite.
O objetivo do seminário, que reuniu 26 peritos, foi o de identificar linhas de investigação e desenvolvimento tecnológico, nas quais os atores (investigadores, empresas e setor público) das regiões da Macaronésia podem ter vantagens competitivas em financiamentos comunitários específicos.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário