O Museu de Angra do Heroísmo associa-se amanhã, sábado, às comemorações que assinalam a Noite e o Dia Mundial dos Museus com um programa de atividades subordinado ao lema O Museu não sai de Moda!, em resposta à proposta temática definida pelo ICOM - Internacional Council of Museums para 2013: “Memórias + Criatividade = Mudança Social”.
Assumindo-se como um espaço de memória, mas também de criatividade e inovação, o Museu de Angra do Heroísmo convidou criadores locais a integrarem por uma noite a sua exposição de referência, Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, que, das 21h30 às 00h30, será palco de desfiles de moda e mostras de costumes, joias, bijuteria e acessórios.
Entre os participantes, contam-se o ateliê ETIS da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória que exporá um conjunto de trajes de diferentes cortejos das Festas da Praia da Vitória e a jovem estilista Daniela Lopes, cujas mais recentes criações desfilarão no coro do antigo convento de São Francisco, a par dos originais adereços das Benditos Pormenores.
No evento estarão também presentes uma ourivesaria angrense com os seus produtos da marca Azorean Secrets que combina metais preciosos com materiais de origem vulcânica, bem como as coleções da marca Manjerica, Carioca de Limão e Tour to Paris, da dupla terceirense Carlos Elavai e Teresa Bettencourt, que tem vindo a afirmar-se no panorama da moda nacional e internacional.
A animação musical caberá ao agrupamento musical Wave Jazz Essemble, sendo também servido um cocktail pelos alunos dos cursos de cozinha e serviço de mesa do Profij da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.
Ainda no sábado, pelas 21h00, o Museu de Angra procederá à abertura das diferentes exposições que tem patentes, seguindo-se uma visita guiada pela exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, na perspetiva da aparência e do aparato.
Com este programa o Museu de Angra do Heroísmo dá por concluído o plano de atividades que, desde novembro de 2012, tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da exposição Aparência e Quotidiano, patente até 19 de maio na Sala do Capítulo, e que incluiu ateliês para crianças, jovens e adultos nas áreas dos labores, costura, tratamento de têxteis e ainda formação sobre moda e formas de vestir ao longo dos tempos.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário