quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Luís Cabral faz “balanço positivo” dos primeiros dias de funcionamento do modelo de Triagem de Manchester Telefónica

O Secretário Regional da Saúde considerou hoje “positivo” o balanço dos primeiros dias de funcionamento do modelo de Triagem de Manchester Telefónica, salientando que “o sistema está bem implementado” e encontra-se “desenhado de modo a dar as respostas necessárias à população”.

“O balanço é positivo”, afirmou Luís Cabral, no final de uma visita ao Serviço Regional de Proteção Civil, em Angra do Heroísmo, onde são recebidas as chamadas, em que esteve acompanhado por elementos do Grupo Português de Triagem e do Manchester Triage Group que estiveram ligados à formação dos profissionais que vão trabalhar neste serviço.

Este projeto funde os conceitos de linha de emergência e de linha de aconselhamento de saúde, sendo a chamada atendida por um elemento da PSP, que desenvolve as ações adequadas se a chamada envolver um caso de segurança pública e transfere para os operadores da Proteção Civil, se a chamada estiver relacionada com a atividade dos bombeiros, ou para os enfermeiros, se o caso disser respeito a questões de saúde.

Nos casos de saúde, a primeira preocupação é verificar se se trata de uma situação de emergência, sendo nessas situações imediatamente acionados os meios móveis, nomeadamente a ambulância ou a viatura SIV.

“Mal seja determinada a prioridade, mesmo continuando o enfermeiro a fazer perguntas, já a ambulância ou a viatura SIV está caminho”, assegurou Luís Cabral, acrescentando que “as perguntas adicionais poderão ajudar o aconselhamento de algumas medidas práticas de primeiros socorros às pessoas que estão em casa ou junto do acidentado, até que cheguem os meios de emergência”.

Para as situações não urgentes, até ao final do corrente ano, o sistema estará em condições de proceder à marcação de uma consulta no respetivo Centro de Saúde ou, não sendo um caso que necessite de atendimento hospitalar, dará indicação às equipas de apoio domiciliário para se deslocarem a casa das pessoas, evitando assim a deslocação à Urgência ou ao Centro de Saúde.

O recurso às equipas domiciliárias iniciar-se-á como projeto-piloto a partir do próximo ano, com a Unidade de Saúde da Ilha Terceira.

Confirmando-se que não se trata de uma situação grave, a linha terá uma outra função, estando o profissional de saúde em condições de aconselhar as medidas terapêuticas adequadas à situação em causa.

Os enfermeiros que estão fazer a triagem tiveram um longo período de formação, tendo começado pela formação de emergência para tripulantes das viaturas SIV, depois receberam a formação da Triagem de Manchester nos hospitais e agora a formação para esta função específica.

Em grande parte, os questionários seguem o mesmo modelo da triagem já em funcionamento nos hospitais, mas no restante foram adaptados a partir de modelos já em funcionamento em outros locais, designadamente em Londres.

Durante os primeiros cinco dias de funcionamento deste modelo na Região foram atendidas entre 60 a 80 chamadas diárias de emergência médica, das quais resultaram entre 10 a 12 saídas de viaturas SIV.

Anexos:
2013.12.05-SRS-TriagemManchesterTelefónica.mp3
GaCS

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