A Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta, em colaboração com os Amigos dos Cabos Submarinos, promove terça-feira a inauguração da exposição de longa duração intitulada “A Centralidade da Horta no Tempo da Telegrafia por Cabo Submarino”.
A inauguração terá lugar às 15h00 e inclui a apresentação de equipamentos e de um elemento multimédia sobre a ilha do Faial no tempo da introdução daquela tecnologia do século XIX.
Esta mostra é constituída por painéis temáticos relativos à evolução do estabelecimento das comunicações telegráficas internacionais e da centralidade da Horta naquele contexto.
A cidade da Horta foi um dos mais importantes espaços, em termos sociais e geográficos, pela ligação que proporcionava entre as duas margens do Atlântico, no que se refere ao fluxo gerado pelas novas tecnologias comunicacionais que revolucionaram então o Mundo.
A Direção Regional da Cultura, através dos seus diferentes serviços, nomeadamente do Museu da Horta, tem vindo a trabalhar com os Amigos dos Cabos Submarinos na criação de um projeto museológico de todas as estruturas e equipamentos relacionados com os cabos submarinos.
Este projeto, que englobará nomeadamente a “Trinity House”, prevê, de acordo com o programa de ações a estabelecer entre a Direção Regional da Cultura, a Câmara Municipal da Horta e os Amigos dos Cabos Submarinos, a recolocação “in situ” das mais de sete centenas de objetos inventariados e catalogados relacionados com as comunicações no finais do século XIX e princípios do século XX.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário