quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Governo dos Açores vai avançar no próximo ano com o processo de certificação das termas, anuncia Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o Governo dos Açores vai avançar, já no próximo ano, com o processo de certificação das termas do arquipélago.

Vítor Fraga salientou que se pretende com esta certificação que as termas açorianas “possam contribuir ativamente na captação de fluxos turísticos”, designadamente nalguns países da Europa Central, onde a Segurança Social apoia a deslocação dos seus cidadãos a termas certificadas.

“Existem dificuldades técnicas que surgiram nas termas que estão em funcionamento”, reconheceu o Secretário Regional, acrescentando que “essas dificuldades irão ser resolvidas” durante o próximo ano com a realização das obras de manutenção e de recuperação que forem necessárias.

“O compromisso que posso assumir com os senhores deputados nesta Câmara é que o Governo dos Açores tudo fará para que as termas que nós temos atualmente em funcionamento possam desempenhar o seu papel e o seu contributo ativo na captação e na valorização dos produtos turísticos que nós temos na Região”, frisou Vítor Fraga.

O Secretário Regional, que intervinha no debate que se seguiu a uma declaração política do PSD sobre o estado do termalismo nos Açores, considerou que aquilo que incomoda alguma oposição não são as termas propriamente ditas, mas o facto do setor do turismo estar “com um bom desempenho”, que considerou ser fruto de “uma política consistente de promoção que tem sido feita ao longo dos anos junto dos principais mercados emissores”.

“Os números do turismo que são conhecidos até à data irão ser refletidos no futuro”, afirmou, acrescentando que esses dados demonstram que foi possível “atenuar fortemente os efeitos da sazonalidade" e "aumentar a época alta", o que permitirá "contribuir ativamente para o setor e para criar riqueza para a Região”.

“É evidente que isto não significa que tudo está bem”, observou o Secretário Regional, garantindo que o Governo vai “trabalhar da mesma forma empenhada e ativa para que o turismo continue a contribuir para a riqueza da Região, para manter e para gerar mais postos de trabalho”.


Anexos:
2013.12.11-SRTT-CertificaçãoTermas.mp3

GaCS

Sem comentários: