O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura assegurou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores está empenhado na “batalha contra o insucesso escolar”.
Luiz Fagundes Duarte, que intervinha nos trabalhos da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reconheceu que os resultados escolares divulgados em rankings nacionais “são maus, infelizmente”.
Para o Secretário Regional da Educação, parte do problema do abandono precoce e do insucesso escolar está “a montante da escola”, sendo um “problema que não se resolve com brevidade”, pelo que reconheceu que será “uma caminhada longa”.
O Governo dos Açores, segundo Luiz Fagundes Duarte, tem no terreno diversos programas com vista à obtenção, no médio prazo, de melhores resultados, num trabalho articulado com as escolas que, “com os meios e as competências” de que dispõem, estão empenhadas nesta matéria.
Para além do alargamento do projeto Fénix e das alterações introduzidas no programa Oportunidade, o Executivo criou equipas de professores que, no terreno, têm por objetivo “ajudar e não fiscalizar” os docentes do primeiro ciclo nesta luta por melhores resultados.
O apoio, com especial incidência nas disciplinas de Português e Matemática, visa nesta fase particularmente os docentes do 2.º e do 4.º ano de escolaridade, especificou o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura.
2013.12.12-SRECC-EducaçãoAçores.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário