O Presidente do Governo dos Açores considerou hoje um sinal positivo que o acordo entre os Comités das Forças Armadas da Câmara dos Representantes e do Senado sobre a Lei de Defesa dos EUA inclua uma referência à Base das Lajes para que a Administração norte-americana reavalie a importância desta infraestrutura, no âmbito de um relatório sobre as bases na Europa.
“Estamos a falar apenas de um passo. Essa é uma corrida de obstáculos e ultrapassamos, com sucesso, mais um obstáculo”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas, alertando para a necessidade de se ter cautela, já que essa referência às Lajes necessita ainda de ser aprovada pelos Congressistas e pelos Senadores norte-americanos.
Segundo disse, o acordo alcançado esta terça-feira constitui, assim, uma decisão positiva pelo que pode significar ao nível da questão de substância, nomeadamente do ponto de vista da reavaliação de todo o processo relativo à Base das Lajes.
“Passamos de uma situação que, ao nível do Senado, nada era referido em relação à Base das Lajes, para uma situação em que, agora, fruto desse acordo, passamos a ter a possibilidade de ter essa linguagem”, realçou o Presidente do Governo.
“Ao nível dos Estados Unidos, os Açores têm bons amigos, que têm trabalhado de forma incansável, a vários níveis, para que este processo tenha o melhor desfecho possível”, reconheceu Vasco Cordeiro, ao assegurar que, neste processo, “há ainda muito trabalho pela frente”.
2013.12.11-PGR-Lajes.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário