O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura desmentiu hoje, na Praia da Vitória, que seja intenção do Governo dos Açores fechar escolas de qualquer grau de ensino no arquipélago.
Luiz Fagundes Duarte, que visitou hoje a Escola Secundária Vitorino Nemésio e a Escola Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara, ambas na Praia da Vitória, garantiu que, ao nível do ensino básico, não serão fechadas quaisquer escolas, quer no meio rural quer no meio citadino, nomeadamente a Escola do Alto da Covas, em Angra do Heroísmo.
“Não é prioritário para o Governo mexer neste tipo de equipamentos”, frisou.
O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, que se mostrou agradado com o funcionamento organizativo e pedagógico das escolas visitadas, considerou que o que importa “é avançar na promoção do sucesso escolar”.
Nesse sentido, adiantou que “em breve, serão tomadas iniciativas de maneira a aumentar e diversificar a oferta formativa, de modo a tornar mais atraente para os alunos a escola que queremos de facto inclusiva”.
“É necessário que, de um modo consensualizado, a escola pública alargue o seu leque de ofertas curriculares, no sentido de captar o máximo possível de alunos para o sistema público de ensino”, afirmou o Secretário Regional.
Luiz Fagundes Duarte defendeu ainda, tendo em vista a formação e valorização do ensino profissional e vocacional, uma maior articulação entre as escolas públicas e as escolas profissionais, em benefício dos alunos e da promoção do sucesso escolar.
Por outro lado, o Secretário Regional da Educação admitiu que, em diálogo com os diferentes intervenientes, nesta primeira fase com os órgãos executivos das escolas, está em estudo a possibilidade de as escolas secundárias Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, e Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, de um modo faseado, poderem albergar os alunos do 3.º ciclo que estão, neste momento, nas escolas básicas e integradas da ilha Terceira, à semelhança do que já acontece nas restantes localidades açorianas onde existiam as duas tipologias de escolas.
Esta hipótese, que visa colocar as escolas secundárias da Terceira em igualdade de circunstâncias com as demais escolas dos Açores, não acarretará, em quaisquer casos, a redução de postos de trabalho, garantiu Luiz Fagundes Duarte.
2013.12.04-SRECC-Escolas.mp3 |
Sem comentários:
Enviar um comentário