quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Visita de Embaixadores da América Latina serve para mostrar potencial da Região, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo manifestou-se hoje convicto de que a visita de Embaixadores da América Latina aos Açores servirá para estes países aprofundarem o conhecimento sobre a Região e sobre o potencial que apresenta em vários domínios, como o seu posicionamento estratégico ou o trabalho desenvolvido nas energias renováveis.

Vasco Cordeiro falava após ter recebido, em audiência, os representantes diplomáticos do Panamá, Paraguai, Colômbia, República Dominicana, México, Chile, Argentina, Cuba, Equador e Brasil, que iniciaram hoje uma visita de quatro dias aos Açores, promovida pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina.

Depois do encontro, que decorreu em Ponta Delgada, o Presidente do Executivo salientou o potencial que decorre do posicionamento estratégico dos Açores, assente na sua integração na União Europeia e no facto de o arquipélago constituir uma das portas de entrada na Europa.

“Nesse capítulo, existe um potencial imenso em relação ao mar dos Açores, quer do ponto de vista da exploração dos seus recursos, quer na sua componente de via de comunicação”, frisou, recordando que se estão a verificar alterações a nível mundial que colocarão esta zona do Atlântico Norte dentro de outras rotas marítimas com maior movimentação.

“Naturalmente que os Açores não podem, nem devem, estar alheados deste processo”, razão pela qual têm todo o interesse em poder acompanhar e dar a conhecer a forma como se posicionam face a estas alterações, assegurou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo dos Açores destacou, por outro lado, a experiência que a Região Autónoma apresenta no setor das energias renováveis, como é o caso da geotérmica e da eólica, considerando que se trata de um “trabalho já feito” que pode ser interessante analisar durante esta visita ao arquipélago.


Anexos:
2013.12.04-PGR-AudiênciaEmbaixadores.mp3

GaCS

Sem comentários: