A Campanha Regional de Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa, promovida, em parceria, pela Direção Regional da Solidariedade Social, Instituto de Segurança Social dos Açores e Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, tem hoje início.
Esta campanha, com uma duração prevista de três meses e presença organizada em todas as ilhas do arquipélago, prevê várias iniciativas que têm como objetivo sensibilizar a comunidade para a problemática da violência sobre a pessoa idosa e para a promoção do envelhecimento ativo.
Está programado um conjunto de ações desenvolvidas com o apoio da Polícia de Segurança Pública, designado "Operações STOP - Pare a Violência contra a Pessoa Idosa”, que pretende sensibilizar os automobilistas através da entrega de um folheto informativo.
A campanha prevê, igualmente, a realização de um ciclo de palestras, em contexto de Centros de Convívio/Centros de Dia, abordando quatro temáticas diferentes, nomeadamente "Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa – Velhice sem Violência”, "Prevenção de Crimes (Roubos, furtos e burlas)", "Redes Sociais (cuidados a ter)" e "Vigilância de Saúde".
No total, é esperada a realização de seis dezenas ações de sensibilização dirigidas à população idosa.
As iniciativas desenvolvidas no âmbito desta campanha serão implementadas pelas Redes de Apoio Integrado à Mulher, Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Municípios, Juntas de Freguesia, Polícia de Segurança Pública e Unidades de Saúde.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário