segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Novo Airbus A320 da SATA parado até Setembro



O novo Airbus A320 adquirido pela SATA Internacional em Maio deste ano, está avariado depois de uma aterragem com dificuldades (hard landing) ocorrida no início de Agosto no Aeroporto de Lisboa, revelou hoje fonte da companhia.

Segundo o gabinete de relações públicas da transportadora aérea açoriana, o aparelho está parado desde então para ser submetido a uma inspecção específica, seguindo o protocolo definido pelo fabricante.

A SATA garante que «não foram encontrados indícios de danos estruturais no avião», na sequência da aterragem, mas adianta que o aparelho só deverá voltar a operar em Setembro, depois de concluída a manutenção.

O incidente ocorreu a 6 de Agosto, no Aeroporto de Lisboa, no final de uma viagem com origem em Ponta Delgada, quando o piloto do Airbus A320 da SATA, baptizado de «Diáspora», efectuou a aproximação à pista com excessiva velocidade.

O impacto do avião no solo ultrapassou em muito os 2,5 g´s permitidos pela aviação internacional em manobras de aterragem e terá chegado a uns 4,6 g´s, segundo dados disponíveis na Internet, num fórum de debate ligado à aviação nacional (www.linhadafrente.net ).

Contactada pela Lusa, fonte da Sata escusou-se a comentar os dados do site.

A «pancada» na pista terá provocado a queda de alguns rebites de uma das asas do aparelho e ainda danos no trem de aterragem.

De acordo com as mesmas fontes ligadas à aviação, o incidente, que esteve em segredo até agora, não provocou ferimentos nos passageiros, embora o estrondo durante a aterragem tenha causado o pânico no interior do avião.

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: