quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Praia de Santa Bárbara (Açores) recebe prova do Circuito Mundial


A Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, recebe entre 25 e 30 de Agosto o Azores Islands Pro, prova do Circuito Mundial de Surf de Qualificação (WQS), que traz aos Açores 100 dos melhores surfistas do ranking mundial.

O português Tiago 'Saca' Pires, o sul-africano Jordy Smith e o luso-germânico Marlon Lipke são alguns dos melhores surfistas mundiais que já confirmaram a presença nesta prova, que conta com um prize-money de 145 mil dólares.

O Azores Islands Pro, organizado pela União dos Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA) e pela DAAZ Eventos, contará com a participação de 142 surfistas, de 20 nacionalidades diferentes.

A prova açoriana é uma das etapas de seis estrelas (grau máximo) do Circuito Mundial de Surf de Qualificação (WQS) da Association of Surfing Professionals (ASP), entidade que rege o surf profissional a nível mundial.

As competições de seis estrelas são procuradas pelos melhores atletas do mundo, já que permitem obter uma elevada quantidade de pontos, necessários para uma qualificação para o World Tour, onde participam os 45 melhores surfistas do mundo.

Por essa razão, a prova dos Açores, apesar de se realizar pela primeira vez, vai contar com a presença de algumas lendas do surf, como o havaiano Sunny Garcia, campeão do mundo em 2000, ou o brasileiro Neco Padaratz, que está a regressar à competição depois de um afastamento provocado por uma lesão em meados do ano passado.

Entre os 142 inscritos encontram-se ainda nomes como Aritz Aranburu, Tim Boal e Nathaniel Curran, todos do actual top 45 mundial.

Relativamente aos portugueses, além de Tiago 'Saca' Pires, a prova contará com mais cinco surfistas, entre os quais João Guedes, líder do ranking nacional e melhor português no WQS, Ruben Gonzalez, tetracampeão nacional, e Miguel Ximenez, ex-campeão europeu júnior e sénior.

Os brasileiros Jadson André, Wiggolly Dantas, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Jean da Silva e William Cardoso, os australianos Owen Wright, Adam Melling, Matt Wilkinson, Blake Thornton e Leigh Sedley, os norte-americanos Patrick, Tanner, Dane Gudauskas, Nathan Yeomans, Austin Ware, Cory Lopez e Brett Simpson são outros dos nomes confirmados.

A lista de inscritos inclui ainda, entre outros, os sul-africanos Travis Logie, Brandon Jackson e Royden Bryson, o japonês Masatoshi Ohno e o uruguaio Marco Giorgi.



Sem comentários: