sábado, 15 de agosto de 2009

Revista de Imprensa dos Açores


O Diário Insular de Angra do Heroísmo dá hoje o destaque principal da primeira página aos comentários dos partidos da oposição sobre o relatório do Ministério da Defesa sobre a construção do navio Atlântida.


Com a manchete "Temos Culpa", o jornal noticia que PSD, CDS-PP e PCP consideram que o relatório "reconfirma as culpas do Governo Regional no caso Atlântida."


O jornal destaca também que, segundo o INE "a taxa de desemprego nos Açores subiu para os sete por cento no segundo trimestre deste ano" e que "8.500 açorianos estão sem trabalho".


Também o Açoriano Oriental, de Ponta Delgada, aborda o assunto do desemprego referindo que "o governo reconhece aumento de desempregados, mas realça que os Açores registam um número recorde de pessoas empregadas".


O mesmo jornal destaca com foto que o navio "Express Santorini" das carreiras inter-ilhas ficou com a rampa de acesso de viaturas danificada e que estas "foram retiradas pela porta secundária do navio" enquanto "os passageiros seguem viagem [de avião] na SATA.


No matutino micaelense Correio dos Açores destaca-se que "Dinheiro na Senhora dos Anjos é generosidade do povo".

O jornal diz em manchete que "15 de Agosto transforma ilhas em festa" e realça noutro título que "para garantir os rendimentos dos pescadores, governo criou empresa para comprar peixe na lota".


O Correio dos Açores titula também que na ilha de São Miguel "já existem produtores a comprar fiado para alimentar os animais".


No Diário Insular, o emigrante Dinis Borges defende que a tradução de obras de autores açorianos para inglês é vital para manter laços entre a diáspora e o arquipélago, face ao facto de a língua portuguesa se estar a esbater nas segundas e terceiras gerações de emigrantes.


Fonte: Expresso

Sem comentários: