segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Universidade dos Açores cria Provedor do Estudante


Os alunos da Universidade dos Açores contam, a partir do próximo ano lectivo, com um Provedor do Estudante, a quem podem dirigir reclamações ou solicitar apoio sobre processos de transferências, funcionamento de serviços ou bolsas de estudo.


"É uma figura de apoio, que tem o poder de sugerir e aconselhar os órgãos da universidade", afirmou João da Silva Madruga, nomeado para este cargo, recentemente criado na academia açoriana.


O Provedor do Estudante da Universidade dos Açores frisou, no entanto, que o cargo "não tem poder deliberativo", sendo apenas "uma figura de apoio".


"O Provedor pode, acima de tudo, ouvir os estudantes", salientou João da Silva Madruga, que desempenha também o cargo de director do Centro de Investigação em Tecnologias Agrárias dos Açores.


Nesse sentido, exemplificou com o caso de um aluno que pede transferência e se queixa por eventuais atrasos no processo.


Neste caso, pode contactar o Provedor do Estudante, que enviará uma recomendação aos órgãos competentes da universidade para que o problema possa ser resolvido.


A Provedoria do Estudante vai funcionar em horário normal de expediente no 'campus universitário' de Angra do Heroísmo, na Terceira, mas todos os estudantes da Universidade dos Açores podem enviar as suas questões para o endereço electrónico provedor@uac.pt.


A figura do Provedor do Estudante foi criada na sequência da aprovação dos novos estatutos da Universidade dos Açores, uma imposição da legislação nacional.



Fonte: DN Portugal

Sem comentários: