terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Governo faz levantamento presencial de estragos causados pelas enxurradas na Terceira


Os secretários regionais da Agricultura e Florestas e do Ambiente e do Mar percorreram hoje as zonas mais afectadas pelas enxurradas de 15 de Dezembro, nas freguesias terceirenses da Agualva e Quatro Ribeiras.

Acompanhados por técnicos de diversas áreas dos seus gabinetes, Noé Rodrigues e Álamo Meneses identificaram estragos e intervenções necessárias, aos níveis do ordenamento hídrico, de caminhos rurais, agrícolas e florestais.

Falando aos jornalistas no final do périplo, Noé Rodrigues disse que, após a intervenção imediata de emergência operada pelo Governo para repor a acessibilidade às explorações agrícolas e a outros locais naquelas duas freguesias, “objectivo conseguido”, com excepção de um “único caminho florestal” ainda não totalmente recuperado, é tempo de planear as intervenções mais profundas.

Por isso, acrescentou, “estivemos com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com os respectivos serviços hídricos, a ver um conjunto de obras que, por terem alguma confluência” entre a questão hídrica e as vias de comunicação rural, “é necessário conjugar os trabalhos de forma a que as obras a efectuar respeitem as condições naturais do terreno”.


Concretizando, o governante disse que Há zonas em que é necessário recuperar linhas de água e realizar drenagens, “para evitar que as águas venham para o centro das freguesias”.

Noé Rodrigues salientou que algumas dessas obras já poderiam estar em curso, mas, acrescentou, a opção foi realizar primeiro os estudos hidrológicos, de forma a repor a circulação, mas com segurança, face a eventuais calamidades futuras.



GaCS/FA

Sem comentários: