sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Governo investe na formação profissional dos funcionários da Administração Pública Regional

A secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social celebrou hoje, em Ponta Delgada, um protocolo de colaboração com a Secção Regional Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Administração/Açores (SINTAP), com vista à formação profissional de 682 trabalhadores da Administração Pública Regional.

Através deste protocolo, o Governo dos Açores compromete-se a financiar 31 acções de formação e o SINTAP a garantir a qualidade nos conteúdos formativos e pedagógicos, devendo estes ser adequados aos trabalhadores da Administração Pública Regional enquanto formandos seus seleccionados, bem como assegurar os bons meios técnicos, logísticos e das instalações onde forem leccionados os cursos.

Segundo Ana Paula Marques, a iniciativa surge da necessidade de qualificar cada vez mais os funcionários públicos, que representam 17% dos activos açorianos, dotando-os com ferramentas e conhecimentos que permitam um melhor exercício das suas competências.

Neste sentido, o Governo dos Açores, através do Observatório do Emprego, realizou um levantamento das reais necessidades de todos os trabalhadores da Administração Pública Regional, do qual resultou a criação de um Plano de Formação para Administração Pública Regional para 2010/2011, cujo plano estará, brevemente, disponível na página da Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social.

Graças a esta iniciativa inédita, foi possível, segundo o estudo efectuado, diagnosticar necessidades formativas, entre as quais, nas áreas da comunicação, motivação e liderança, bem como na área da informática.



GaCS/SM

Sem comentários: