segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Governo vai avançar com a criação da Unidade de Saúde de Ilha do Faial

O secretário regional da Saúde, Miguel Correia, reafirmou hoje, na cidade da Horta, ser intenção do Governo dos Açores criar proximamente a Unidade de Saúde de Ilha do Faial.

A informação foi avançada pelo governante no final da cerimónia de posse do médico Nelson Gonçalves como novo director clínico do Centro de Saúde da Horta.

Com esta nomeação, o nosso objectivo imediato é que “haja um acompanhamento de todos estes problemas que têm surgido nos últimos tempos”, na sequência da demissão do anterior presidente do conselho de administração, que era também por inerência director clínico, adiantou Miguel Correia.

Segundo explicou o secretário regional, até à criação da Unidade de Saúde de Ilha o conselho de administração do Centro de Saúde da Horta irá funcionar com os dois vogais em efectividade de funções.

“O conselho de administração tem capacidade de resposta como está e, sob o ponto de vista administrativo, pode deliberar”, pelo que não faz sentido nomear agora um presidente e, algum tempo depois, constituir um novo conselho de administração para a Unidade de Saúde de Ilha, disse o governante.

Quanto às alterações práticas resultantes da futura criação da Unidade de Saúde de Ilha do Faial, Miguel Correia adiantou que as mudanças traduzir-se-ão sobretudo “na filosofia dos cuidados e na forma como o próprio centro de saúde irá funcionar”.

Conforme referiu, é intenção da Secretaria Regional da Saúde “conjugar com a Unidade de Saúde da Ilha do Faial a experiência de uma Unidade de Saúde Familiar”, a exemplo do que está a suceder no Continente.

Questionado sobre o não funcionamento actual do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde da Horta, Miguel Correia justificou a situação com o acréscimo de actividade do Serviço de Atendimento à Gripe A no Faial, lembrando todavia que as Urgências são asseguradas pelo Hospital da Horta.

Com o decréscimo dessa actividade, veremos então como irá funcionar a nova Unidade de Saúde de Ilha e se se justifica, ou não, a continuidade desse serviço no hospital, mas será feita essa avaliação”, assegurou o secretário regional.



GaCS/FG

Sem comentários: