quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Museu Carlos Machado convida as famílias para uma tarde diferente

O Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, vai promover tardes didácticas dirigidas às famílias que visitem o Núcleo de Arte Sacra, na antiga Igreja do Colégio, tendo em vista a exploração da mostra “Tecer Relações – Paramentaria e Vivências Religiosas nos Açores”.

Assim, nos dias 17 e 30 de Janeiro, pelas 14:30 horas, as famílias vão poder desenvolver várias actividades desde jogos lúdico-didácticos, a ateliês de tecelagem e bordados.

As actividades têm lotação limitada e para tal requerem inscrição prévia, para tal os interessados podem inscrever-se por telefone através do 296283814 ou pelo email
museu.cmachado.info@acores.gov.pt.

Recorde-se que “Tecer Relações – Paramentaria e Vivências Religiosas nos Açores” é uma exposição que permite estabelecer uma série de ligações entre diversos aspectos das vivências quotidianas, tomando como caso específico os Açores.

Os traços culturais das comunidades desta região constituem um complexo tecido formado por múltiplos factores: o meio ambiente natural, as actividades produtivas, as práticas religiosas, as crenças, o quotidiano.

A partir destes aspectos pode-se realizar uma série de combinações/relações e explorar determinados conceitos: Natureza/Cultura; Religião/Crenças; Vida/Morte; Nascimento/Solidariedade; Velho/Novo; Trabalho/Servidão; Festa/Luto; Espaço público/Espaço privado.

Por seu turno, estas relações permitem reflectir sobre temas primordiais da actualidade como: sustentabilidade; ecologia; igualdade de oportunidades, consumo, património, etc.

É de salientar, ainda, que para a realização das actividades educativas relacionadas com esta mostra foram escolhidos os seguintes conteúdos: o cultivo do linho, a manufactura dos tecidos, os ciclos agrários, a simbologia das cores e o ciclo litúrgico.


GaCS/LM/MCM

Sem comentários: