segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Órgãos executivos das escolas nos Açores continuam a ser eleitos



A Secretária Regional da Educação e Formação garantiu hoje que nos Açores os presidentes dos Conselhos Executivos das escolas vão continuar a ser eleitos democraticamente, excluindo a hipótese de passarem a ser nomeados.

“Aqui continuamos a ter Conselhos Executivos por eleição. Não se prevê nenhuma alteração”, afirmou aos jornalistas Lina Mendes, num dia em que decorreu na Escola Secundária Tomás de Borba, na Terceira, a reunião do Conselho Coordenador do Sistema Educativo.

Segundo disse a governante o sistema de eleição deste órgão de gestão escolar tem funcionado bem no arquipélago, não havendo, por isso, razões para efectuar alterações.

Lina Mendes adiantou que este encontro de trabalho, que só termina amanhã, está a decorrer de forma produtiva e reveste-se de grande importância já que põe em prática a política de proximidade entre todos os intervenientes no processo educativo regional.

Além da Secretária Regional da Educação e Formação fazem parte da Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional os directores regionais com competências em matéria de Educação e Desporto, o Inspector Regional de Educação, os directores de serviço, os presidentes do Conselho Executivo de todas as unidades orgânicas do sistema educativo público açoriano, incluindo as escolas profissionais públicas.

Também tem assento neste órgão representantes de cada uma das escolas profissionais que mantenham cursos de formação inicial, directores dos centros de formação das associações de escolas, associação de pais e encarregados de Educação, associações sindicais e o presidente da Federação das Associações de Estudantes dos Açores.

A agenda de trabalho de hoje abordou a avaliação interna e externa das escolas, a discussão em torno das alterações ao regimento do próprio Conselho Coordenador e questões de funcionamento das escolas.

Durante o encontro foi também lançado um apelo para que as escolas açorianas participem activamente nas comemorações do centenário da República Portuguesa, que vai decorrer durante o ano de 2010 em todo o território nacional.

Ao Conselho Coordenador compete avaliar e coordenar o funcionamento do sistema educativo e acompanhar o desenvolvimento da política educativa, criando condições para a coerência e uniformidade de critérios pedagógicos e administrativos entre as suas unidades orgânicas.



GaCS/RM

Sem comentários: