
A Directora Regional da Igualdade de Oportunidades destacou hoje a importância do conceito de “envelhecimento activo” para a manutenção da autonomia e independência dos idosos, valorizando, ainda, suas competências individuais.
Natércia Gaspar que presidiu, em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, à cerimónia de abertura do ano académico dos estudantes seniores da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, considerou a operacionalização deste conceito como “primordial” numa “sociedade em que o aumento da longevidade é um facto”.
Aproveitando o Dia Internacional do Idoso, que se assinala hoje, a Directora Regional reiterou a “necessidade urgente das sociedades promoverem a pessoa idosa, dando-lhes papéis significativos”, com vista “a uma boa integração no seu contexto familiar e social”, desenvolvendo e potenciando o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.
Aliás, foi neste contexto, que Natércia Gaspar considerou a Aprendizagem ao Longo da Vida, promovida pela Universidade dos Açores junto dos alunos séniores, de “crucial importância”.
“Afinal o facto de se estar exposto a ambientes de estimulação e de se utilizar recursos educativos ao longo da vida contribuem significativamente para reduzir o declínio intelectual, aumentando os níveis de autonomia pessoal e de pertença social, combatendo a dependência familiar e social e a degradação individual”, acrescentou.
Referindo-se aos investimentos realizados pelo Governo dos Açores, a Directora Regional destacou a “qualificação dos equipamentos sociais, visando criar condições que permitam dar respostas holísticas e satisfatórias às diferentes necessidades dos idosos e das suas famílias, para que o aumento da população idosa não seja visto como um problema mas pelo contrário, como uma fonte riqueza, para toda a sociedade açoriana”.
GaCS\SM







Sem comentários:
Enviar um comentário