segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exposição de pintura e fotografia na Casa Manuel de Arriaga


A exposição de pintura e fotografia intitulada “ailleurs”, da autoria da artista plástica Helena Lousinha, estará patente, a partir da próxima terça-feira, dia 9 de outubro, na Casa Manuel de Arriaga.

Nesta mostra, Helena Lousinha apresenta uma dezena e meia de obras, de fotografia e óleo sobre tela, que Rui A. Pereira, no texto do Catálogo que acompanha a exposição, assim carateriza:

“A autora molda a realidade visível de um mundo ilusório que aboliu a dimensão humana. Atrás do muro ressalta o isolamento no nosso universo, a travessia que permanece num todo renunciado: rostos, caras abandonadas, sem voz, sem vez, expressando um flagelo diante do nosso olhar oculto - a escuridão num mundo onde ninguém consegue ver e parece alhear-se do que verdadeiramente importa. Com efeito, a força criadora desta obra reside, nisso mesmo, no homem e em tudo o que na vida perene o envolve.”

Helena Lousinha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1952 em Casablanca (Marrocos). Vive e trabalha no Alentejo desde 1986. Tem o curso de formação artística da Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, e de pintura do ARCO (Centro de Arte e Comunicação).

Começou a expor em 1983 e conta no seu currículo com múltiplas exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro. Está representada em diversas coleções oficias e particulares, e é referenciada nas antologias Arte no Feminino de Afonso Almeida Brandão, Produções Anifa Tajú (2007) e 80 Artistas em Portugal de Margarida Botelho, Edições Heptágono (1991).

A mostra, que ficará patente até 16 de novembro, poderá ser visitada de acordo com o seguinte horário: terça a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados e domingos, das 14h00 às 17h30. A exposição estará encerrada ao público às segundas e feriados.



GaCS

Sem comentários: