terça-feira, 23 de outubro de 2012

Recitais de piano por Vladimir Viardor no âmbito da Temporada de Música 2012


No âmbito da Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, serão realizados dois recitais de piano, nos próximos dias 26 e 27 de outubro, no Teatro Faialense e no Teatro Micaelense, respetivamente, com o pianista russo Vladimir Viardo, detentor de uma reconhecida carreira internacional.

As obras em programa serão dedicadas a F. Schubert, com a Sonata em Lá Maior, D. 959, e a C. Debussy, de quem se assinala a efeméride dos 150 anos do seu nascimento, com o 2.º Caderno de Prelúdios para piano.

Vladimir Viardo nasceu nas Montanhas do Cáucaso, perto do Mar Negro. Foi aluno dileto de Lev Naumov (herdeiro da escola de Heinrich Neuhaus), com quem concluiu o Doutoramento no Conservatório de Moscovo. Em 1971, aos 21 anos, obteve reconhecimento internacional, tendo-lhe sido atribuídos o Grand Prix e o Prix du Prince Rainier do Concurso Internacional «Marguerite Long-Jacques Thibaud», em Paris. Dois anos mais tarde, foi o vencedor absoluto do Concurso Internacional de Piano «Van Cliburn» (E.U.A.), no qual foi ainda premiado pela melhor interpretação de uma obra do compositor S. Rachmaninov e de uma obra de música contemporânea.

Apresentou-se nas principais salas de concerto em todo o mundo, tendo colaborado com alguns dos mais importantes maestros, tais como Mehta, Maazel, Comissiona e Kondrashin. Gravou para as etiquetas Melodya, Pro Arte, Nonesuch e Pro Piano Records. Considerado um dos professores de piano mais desejados nos E.U.A. (integra a lista “The Most Wanted Piano Teachers in the U.S.A.”), é artista residente da Universidade do Norte Texas (UNT).

A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.




GaCS

Sem comentários: