sábado, 27 de outubro de 2012

Governo continua a contribuir para a agricultura biológica


O Governo dos Açores continua determinado em apoiar as produções biológicas nos Açores, dando continuidade às políticas que visam a diversificação da base produtiva regional.

Presente na inauguração da Loja AÇORESBIO, hoje inaugurada na ilha do Faial, o Diretor Regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires destacou, a Portaria que estabelece incentivos e que apoia financeiramente a produção de agricultura biológica com os objetivos de levar os produtores a utilizar práticas agrícolas para a preservação do meio ambiente, para a sustentabilidade dos solos e para a defesa da saúde pública.

A agricultura biológica “origina um forte elo de ligação entre os setores rurais e urbanos, sendo a criação desta Loja um exemplo concreto disso mesmo”, referiu Joaquim Pires, acrescentando que existem dados que demonstram uma crescente procura por este tipo de alimentos.

Nos Açores, entre 2005 e 2011, aumentou em 66 por cento o número de produtores de agricultura biológica, sendo que, em termos de área, o aumento foi de 430 por cento, passando de 31 para 163 hectares de terreno em produção.

A agricultura biológica assenta na produção sustentada, num sistema que procura fornecer aos consumidores alimentos frescos e de qualidade e que respeite os ciclos de vida naturais dos produtos.


Anexos:
2012.10.27-DRDA-AÇORESBIO.mp3


GaCS

Sem comentários: