quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Governo colabora com Lions Clube da Lagoa


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas vai colaborar com a Direção do Lions Clube da Lagoa na comemoração dos 20 anos desta instituição, através da cedência de um espaço na Reserva Florestal de Recreio da Chã da Macela, onde será efetuada uma plantação simbólica de espécies endémicas dos Açores.

Assim, no próximo dia 19, pelas 11H30, decorrerá a plantação de uma árvore endémica por cada ano de existência do Lions Clube da Lagoa, à qual o Governo dos Açores se associa, promovendo, desta forma, as reservas florestais de recreio e as espécies endémicas lenhosas produzidas nos viveiros florestais, com respeito pela biodiversidade.

Na ocasião, os presentes efetuarão uma visita guiada ao recente Centro de Divulgação Cinegética existente nesta Reserva Florestal.

Na Região existem atualmente 27 reservas florestais de recreio onde, nos últimos anos, para além da manutenção anual, foram executados vários investimentos em infraestruturas, uma vez que estes espaços assumem uma importância social relevante e um grande potencial na divulgação da floresta, dos seus valores e multifuncionalidade.

Nos últimos anos foram criadas seis novas reservas florestais de recreio e efetuadas obras de remodelação e valorização, com maior impacto, em 18 delas.

As obras realizadas visaram a adequação de instalações sanitárias, instalação/remodelação de parques infantis, criação de áreas para prática desportiva ao ar livre e criação de espaços de merenda abrigados.

O Governo procedeu ainda à construção e adequação de espaços a centros de divulgação florestal, como foram os casos mais recentes na Reserva Florestal de Recreio da Caldeira, na ilhaGraciosa, o Centro de Divulgação do Viveiro Florestal de Espécies Autóctones, nas Fontinhas, ilha Terceira, e do Nordeste, inaugurado recentemente.



GaCS

Sem comentários: