sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Açores contribuem para o Livro Branco do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade Social, e a equipa de Coordenação Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações promovem segunda-feira, 4 de novembro, um encontro com vista a recolher contributos para o Livro Branco do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

A iniciativa decorrerá no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, entre as 9h30 e as 17h00, e integra um conjunto de sete encontros idênticos realizados a nível nacional, incluindo um em cada uma das Regiões Autónomas.

Estes encontros visam, num diálogo intergeracional, identificar os limites e os desafios que se colocam no mundo atual à construção de uma sociedade mais solidária, capaz de realizar os direitos das várias gerações.

Os participantes vão também definir, numa lógica participativa, estratégias locais e nacionais capazes de responder aos desafios do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações e, em paralelo, identificar práticas potenciadoras de uma intergeracionalidade positiva.

O evento, que terá o acompanhamento técnico do Centro de Estudos e Intervenção Social (CESIS), contará com a participação de um grupo de convidados bastante diversificado devido à sua heterogeneidade em termos de idade, percurso de vida, experiência pessoal e profissional e participação cívica, entre outros fatores.

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia proclamaram o ano de 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que se constituiu como um tempo e um espaço cruciais para o aprofundamento das questões relativas ao envelhecimento e aos desafios que as alterações demográficas colocam na construção de uma sociedade justa e solidária para todas as gerações.

Nos Açores, o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações foi assinalado com o envolvimento e a participação de cerca de 75 organismos da administração pública, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, associações de voluntários, universidade, escolas superiores de enfermagem e empresas.



GaCS

Sem comentários: