segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Governo dos Açores aumenta para 55 milhões de euros o “plafond” da linha de crédito Investe II de apoio às empresas

O Governo Regional decidiu aumentar de 50 para 55 milhões de euros o “plafond” da linha de crédito Açores Investe II, cujo prazo de candidaturas decorre até 31 de dezembro.

O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, congratulou-se com a “grande adesão das empresas”, que considerou comprovar “o sucesso e a oportunidade da medida”, salientando que este reforço visa “corresponder ao afluxo de candidaturas do tecido empresarial regional aos apoios" implementados pelo Executivo para "facilitar o acesso das empresas ao crédito bancário”.

Sérgio Ávila recordou que, com o mesmo objetivo, o Governo decidira já prorrogar até final deste ano o prazo para apresentação das candidaturas, tornando possível a mais empresas o “financiamento bancário de forma mais facilitada e com menos custos”.

“No âmbito da Linha de Crédito Açores Investe II já foram aprovadas candidaturas de 980 empresas, no valor global de mais de 49,6 milhões de euros, revelou o Vice-Presidente, considerando que “estes apoios têm sido muito importantes para a sustentabilidade das empresas açorianas, para a manutenção dos postos de trabalho que representam e, em última análise, para estimular a economia regional”.

Desde a anterior legislatura, altura em que foram criados mecanismos de apoio à tesouraria e liquidez das empresas, “foram assegurados novos financiamentos no montante de cerca de 108,8 milhões de euros e refinanciamentos bancários de 308,7 milhões euros, abrangendo, nos dois casos, um total de 3.201 empresas”, revelou também Sérgio Ávila.

A Linha Açores Investe II assegura financiamentos até 25 mil euros para microempresas, 50 mil euros para pequenas empresas e 300 mil euros para médias e grandes empresas, sendo o prazo de amortização até oito anos, com um período de carência de reembolso até 24 meses.

Uma vantagem adicional deste apoio governamental é o de reduzir os encargos das empresas, uma vez que as linhas são bonificadas e, por isso, representam menos custos.


Anexos:
2013.11.18-VPGR-AumentoPlafondLinhaInveste2.mp3

GaCS

Sem comentários: