sábado, 6 de setembro de 2014

Avelino Meneses defende que a qualificação da sociedade açoriana passa pelo reforço do "consórcio escolar" entre professores e alunos

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu, em Angra do Heroísmo, o reforço do “consórcio escolar” entre professores e alunos como resposta “às necessidades de qualificação da sociedade dos Açores”.

Avelino Meneses, que falava na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, durante a cerimónia de atribuição de diplomas de mérito e de prémios a alunos, afirmou que “dos professores aguardamos sempre por soluções pedagógicas mais eficientes, propícias ao incremento de maior interatividade dentro e fora da sala de aula", o que significa que, "além de transmissores do conhecimento, deverão ainda os professores agir como facilitadores da aprendizagem”.

“Já dos estudantes aguardamos sempre por atitudes proativas, que ultrapassem a presença e participação regular nas aulas e se prolonguem na construção de projetos individuais de formação", salientou o Secretário Regional, acrescentando que, "além de sujeitos passivos do ensino, deverão ainda os estudantes agir como sujeitos ativos da aprendizagem”.

“Harmonizaremos na perfeição a transmissão sempre correta dos conhecimentos com uma ação letiva, cada vez mais, centrada na aprendizagem que faculta a assimilação de competências, através do contato com um método tendencialmente mais experimental suscetível de converter o estudante na essência do sistema de ensino, enquanto beneficiário de uma pedagogia mais responsável, criativa e participada”, defendeu o Secretário Regional.

De todo este trabalho, afirmou Avelino Meneses, resultará “a redução do insucesso e do abandono escolares que elegemos por objetivo primordial”.

“De uma certa forma, o combate ao insucesso e ao abandono escolares principia em sessões desta natureza, quando premiamos os estudantes que são um exemplo para todas as turmas, quando enaltecemos o trabalho dos professores, que são os melhores parceiros do Governo na batalha pelo acréscimo do sucesso dos estudantes”, frisou.

O Secretário Regional da Educação e Cultura reconheceu ainda, neste processo, o esforço feito "na valorização das escolas” pelos seus dirigentes.

Anexos:
2014.09.05-SREC-AtribuiçãoDiplomasAlunos.mp3

GaCS

Sem comentários: