sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Disponibilizadas mais de 23 mil plantas para arborização de espaços públicos em 2014, revela Anabela Isidoro

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, no âmbito da colaboração com as autarquias e com o propósito de promover a criação e requalificação de espaços verdes, disponibilizou no ano passado mais de 23 mil plantas, maioritariamente de espécies endémicas, para arborização.

“Colaboramos no ano passado com 10 câmaras municipais e 27 juntas de freguesia de toda a Região, cedendo mais de 23 mil plantas para beneficiar áreas públicas, através do embelezamento e requalificação paisagística de jardins, vias de comunicação, áreas adjacentes a polidesportivos, loteamentos e outras”, revelou hoje a Diretora Regional dos Recursos Florestais.

Anabela Isidoro salientou que a Direção Regional dos Recursos Florestais gere 18 viveiros florestais nos Açores, com uma área total de 26,4 hectares, onde se produzem anualmente cerca de meio milhão de plantas endémicas e 150 mil exóticas, vocacionadas para a produção de madeira e ornamentais.

Nestes viveiros são ainda produzidas cerca de dois milhões de plantas da espécie criptoméria, para arborização de matas em áreas públicas e privadas.

Os números foram revelados pela Diretora Regional durante uma visita aos trabalhos de requalificação paisagística da Ermida de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia da Candelária, no concelho de Ponta Delgada, para a qual foram cedidas 240 plantas endémicas, da espécie folhado.

Anabela Isidoro visitou também os trabalhos de arborização que estão a decorrer em cerca de 1,3 hectares na freguesia de S. Roque, no mesmo concelho, para os quais serão cedidas, até ao final de março, cerca de 3.000 plantas, sobretudo de espécies endémicas dos Açores.

Esta requalificação paisagística visa beneficiar os espaços verdes da freguesia em loteamentos, zonas de lazer, desportivas e áreas próximas da orla costeira.




GaCS

Sem comentários: