sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Solução técnica para erosão na falésia de Rabo de Peixe está a ser preparada, afirma Filipe Porteiro

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou que o Governo dos Açores está a trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal da Ribeira Grande para "definir as melhores soluções para os danos causados pelas derrocadas na falésia de Rabo de Peixe”, a leste do porto de pescas.

Filipe Porteiro salientou que o relatório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) já foi entregue ao Governo Regional e está agora a ser analisado por peritos da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

“Estamos em fase de avaliação técnica para fazermos uma primeira previsão dos custos e da exequibilidade das soluções propostas em tempo útil”, referiu o Diretor Regional.

Filipe Porteiro frisou que na "avaliação preliminar” feita à rua de São Sebastião “não há indicações da necessidade imediata de se proceder ao realojamento das famílias que ali vivem”, mas advertiu para “a necessidade das garagens que ali se encontram serem desocupadas e demolidas”.

O Diretor Regional adiantou ainda que solicitou o relatório do LREC sobre o complexo de edifícios da PSP, que foi elaborado há algum tempo, e que o Ministério da Administração Interna será contactado, “dando conta da necessidade de resolver o problema daquela esquadra”.

“Estamos também a avaliar, com técnicos da Câmara Municipal da Ribeira Grande, a melhor forma de resolver o problema do descarregador de águas pluviais que colapsou, pois este é um assunto importante que está contemplado no relatório”, acrescentou.

Na próxima quarta-feira está prevista a realização de uma reunião de trabalho entre o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e o Presidente Câmara Municipal da Ribeira Grande “para avaliar as diferentes soluções técnicas para aquela zona, visto estarmos a falar de uma falésia em aglomerado urbano, onde as autarquias têm responsabilidades”, afirmou Filipe Porteiro.



GaCS

Sem comentários: