terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Governo dos Açores dá formação a pescadores para utilização de Diário de Pesca Eletrónico

O Governo Regional, através da Inspeção Regional das Pescas (IRP), realiza hoje, em São Miguel, uma ação de formação para mestres de embarcações de pesca sobre a utilização do Diário de Pesca Eletrónico, estando previstas ações idênticas em todas as ilhas onde existam embarcações em que seja obrigatória a utilização deste sistema.

Esta iniciativa enquadra-se no objetivo da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia de aumentar o investimento em formação de pescadores durante o ano de 2015.

O Regulamento de Controlo da Política Comum de Pescas da União Europeia obriga a que haja um acompanhamento real da atividade de pesca no mar para as embarcações de pesca com comprimento maior ou igual a 12 metros.

O acompanhamento das capturas é realizado através dos Diários de Pesca Eletrónicos, fornecidos sem custos para as embarcações, e que estão implementados na Região desde janeiro de 2011.

A formação ministrada aos mestres pela IRP tem decorrido embarcação a embarcação e mestre a mestre, sendo que, neste momento, vai proceder-se a uma aula de revisão com vários mestres em simultâneo com o objetivo de esclarecer dúvidas que entretanto já tenham sido identificadas, permitindo também alguma troca de impressões entre todos.

Para além de transmitir aos mestres os procedimentos de utilização da aplicação informática, estas ações pretendem recolher informação sobre situações de dificuldade que surjam no mar, para que, de futuro, seja possível facilitar a recolha dos dados e melhorar a gestão das pescarias através dos dados já recolhidos.




GaCS

Sem comentários: