quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Programa de turismo sénior "Meus Açores, Meus Amores" voltou a exceder as expectativas

A Secretária Regional da Solidariedade Social e o Secretário Regional do Turismo e Transportes apresentaram hoje, em Angra do Heroísmo, um balanço da primeira edição do programa de turismo sénior 'Meus Açores, Meus Amores', adiantando que a procura registada para a segunda edição voltou a superar as expectativas.

“A procura por parte do público voltou a não desiludir, tendo o número de candidaturas recebidas voltado a superar o número de vagas disponíveis logo na primeira fase”, à semelhança do registado na primeira edição, afirmou Andreia Cardoso, numa conferência de imprensa conjunta.

Apesar do número de vagas previsto para a segunda edição ter sofrido um aumento face ao previsto para 2014, a Secretária Regional adiantou que, ainda antes do final do prazo previsto para a submissão de candidaturas, a procura já excedia a oferta em mais de 20%, um dado que considerou positivo no balanço de ambas as edições.

Por sua vez, o Secretário Regional do Turismo e Transportes salientou que “o turismo tem um papel de grande importância, não só na criação de postos de trabalho, de uma forma direta, mas também como uma força indutora do desenvolvimento de outros setores de atividade que beneficiam naturalmente do crescimento do setor do turismo”.

Nesse sentido, Vítor Fraga lembrou que este programa se assume como uma forma de fomentar o turismo interno e com isso dar um contributo a todos os parceiros do setor, através da dinamização deste tipo de turismo.

Vítor Fraga frisou, por isso, a importância de dar continuidade ao trabalho desenvolvido e continuar a tomar medidas para atenuar a sazonalidade com que este setor se defronta.

“Acresce o facto de este tipo de iniciativas contribuir também para a dinamização económica das nossas empresas, dado que para a operacionalização do 'Meus Açores, Meus Amores' contamos com a intervenção direta das mais variadas empresas, desde logo o transporte aéreo, agências de viagem, estabelecimentos hoteleiros, empresas de transportes terrestres, estabelecimentos de restauração, guias turísticos e agentes culturais”, afirmou o governante.

Os concelhos de origem que registam maior número de candidaturas continuam a ser Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Horta, face a 2014, e as ilhas no topo das prioridades dos candidatos continuam também a ser São Miguel, Flores, Santa Maria e Terceira.

Vítor Fraga estimou que o programa envolva cerca de 5.760 dormidas, contribuindo assim para dinamizar a economia regional nas épocas de baixa e média atividade turística, hoteleira e de restauração da Região.

“A avaliação da primeira edição permitiu concluir que os Açorianos selecionados ficaram muito satisfeitos com a sua participação, destacando a qualidade da receção e estadia”, salientou Andreia Cardoso, referindo que um dos aspetos positivos mais destacados pelos participantes foi também a relação com os guias e monitores do programa.

A segunda edição do programa 'Meus Açores, Meus Amores' apresenta uma novidade face à edição anterior com a introdução de um Guia do Viajante que visa proporcionar a todos os participantes um conjunto de informações úteis sobre os procedimentos e programa da sua viagem, permitindo também que, em função do programa, os viajantes se preparem adiantadamente para as experiências que irão vivenciar.

Andreia Cardoso lembrou que a promoção do envelhecimento ativo e com dignidade constitui um compromisso do Governo dos Açores “assumido, desde a primeira hora, firmado no Programa de Governo e para o qual trabalhamos diariamente”.

Vítor Fraga, salientando que se trata de um desafio que deve igualmente ser partilhado com as várias entidades culturais e sociais da Região, bem como com as autarquias, defendeu que “devemos todos continuar a apostar na dinamização e promoção do património da nossa Região, na recuperação e valorização dos elementos históricos e patrimoniais, na melhoria sinalética, nas acessibilidades, na divulgação da Região, na melhoria da restauração e no investimento nos vários tipos de alojamento e animação turística”.

Anexos:




GaCS

Sem comentários: