terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Museu de Angra do Heroísmo promove palestra sobre a influência das Bandas Militares nas Filarmónicas Regionais

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 24 de janeiro, pelas 15h00, no âmbito do programa de dinamização das exposições "e-maestro" e "A ver a banda passar…", a realização de uma palestra de Marco Torre sobre a relevância das bandas militares na envolvência da sociedade açoriana.

Nesta comunicação, o orador abordará as influências que as bandas militares açorianas tiveram na génese e continuidade das filarmónicas, no que constitui uma ligação única, íntima e secular entre a instituição militar e a sociedade civil na Região Autónoma dos Açores.

Este evento dá corpo à intenção do Museu de Angra do Heroísmo de, através da instalação interativa "e-maestro" e da exposição "A ver a banda passar…", patentes até 8 de fevereiro, na Sala do Capítulo, homenagear os homens e mulheres de todas as idades que integram as muitas filarmónicas da Região, servindo a sua comunidade através da música.

A este propósito, recorde-se que, no caso da ilha Terceira, em consequência do término da Banda Militar do Batalhão de Infantaria Independente N.º 23, em 1938, ocorreu uma quebra nas atividades das filarmónicas que, por perderem grande parte dos seus maestros, membros daquelas bandas, tiveram de operar um processo de reorganização.

Em S. Miguel, mais de metade das bandas filarmónicas são atualmente dirigidas por músicos militares ou que já fizeram parte da banda militar, o que tende a influenciar o trabalho qualitativo destes agrupamentos, dado que a formação musical em conjunto com a disciplina modelar da instituição castrense é bem patente e diferenciadora.

Marco Paulo Carriço da Torre, natural de Cascais, ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional e completou os seus estudos musicais no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget.

Em 1997, ingressou na Banda do Exército, iniciando mais tarde inicia a lecionação de Tuba no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: