sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Museu Carlos Machado leva “Tradições com Horizonte” a Vila Franca do Campo

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado e do seu Serviço Educativo, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato e a Cresaçor, promove, a 2 e 9 de fevereiro, em Vila Franca do Campo, a realização de um conjunto de atividades enquadradas no projeto "Tradições com Horizonte".

Esta atividade, direcionada aos alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, incide sobre as artes manuais decorativas envolvidas na iniciativa “Do Peixe às Escamas”.

A coordenadora da coleção de Etnografia Regional do Museu Carlos Machado, Sílvia Fonseca e Sousa, destacou a importância do Mar dos Açores enquanto fonte de sustento, canal de ligação a novos mundos, mas também como "inspirador de artistas e fomentador da idiossincrasia insular”.

Nesse sentido, as escamas do pescado, nomeadamente do cherne, goraz, garoupa, abrótea, sargo, boca-negra, mero e chicharro, entre outras espécies, começaram a ser aproveitadas pelas mulheres açorianas, com maior incidência a partir do século XVIII, no âmbito das artes manuais decorativas.

As flores de escama de peixe constituem elementos de relevo no âmbito desse domínio artístico popular e emergem em inúmeros trabalhos e contextos vivenciais.

Registos de santos, ramos de flores, decoração de quartos do Espírito Santo, de andores e de altarinhos do Menino Jesus, quadros decorativos, confeção de lapinhas e, mais recentemente, acessórios de vestuário e adorno são algumas das áreas através das quais as mulheres açorianas deram expressão ao seu sentido estético e à sua habilidade manual.

Para uso próprio ou para venda como complemento da economia doméstica, para fruição pessoal ou para exposições temáticas e, mais recentemente, no âmbito do artesanato regional açoriano, os trabalhos em escama de peixe realizados pelas mulheres açorianas integram a história social, económica e cultural dos Açores e constituem património cultural material e imaterial que integra o acervo do Museu Carlos Machado.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: