quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Governo Regional apoia professores de português nos Estados Unidos e Canadá



A Secretária Regional da Educação e Formação reconheceu a importância da Associação de Professores de Português nos Estados Unidos e Canadá, afirmando que esta tem “um papel fundamental no ensino e na estimulação da aprendizagem do português e da cultura portuguesa”.

Lina Mendes falava à margem da audiência que teve hoje, em Angra do Heroísmo, com o presidente da Associação e com o grupo de alunos oriundos dos Estados Unidos da América vencedores de um concurso intitulado “A minha Herança Portuguesa”.

“Esta reunião permitiu uma troca de ideias e projectos de trabalho”, disse a Secretária Regional, que adiantou que “houve o compromisso de nós de aqui em diante termos uma relação mais estreita, agora no âmbito do currículo regional, na produção de materiais didácticos e também no Plano Regional da Leitura, e ainda o facto de termos em vista avançarmos com uma plataforma de ensino mediatizado que seja uma mais-valia para a formação dos professores que estão próximos das comunidades luso-americanas”.

A cultura açoriana é assim valorizada, na opinião de Lina Mendes, que pretende que os professores de língua portuguesa nos Estados Unidos e Canadá se sintam apoiados pelo Governo Regional, e que se mantenham actualizados, uma vez que “a língua e cultura portuguesa são fundamentais para a afirmação da nossa identidade, açoriana e portuguesa, junto dessas comunidades”.

E foi com o objectivo de promover a aprendizagem da língua e da cultura que a Associação de Professores de Português nos Estados Unidos e Canadá, em parceria com a SATA Internacional e a Direcção Regional das Comunidades Açorianas, lançou o concurso “ A Minha Herança Portuguesa”, destinado aos alunos das escolas comunitárias portuguesas e americanas com cursos de língua portuguesa, com idades compreendidas ente os 13 e os 17 anos.

Os seis alunos vencedores, que reuniram hoje com a Secretária Regional, ganharam uma viagem de uma semana aos Açores.



GaCS/AMP

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