terça-feira, 1 de março de 2011

Esclarecimento da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos esclarece que, em relação ao comunicado emitido pelo PSD Açores que exigia a abertura imediata do troço Ribeirinha/Miradouro de Santa Iria:

- O troço SCUT, mais concretamente o Lanço 2.3.4 entre Ribeirinha e o miradouro de Sta. Iria, está em fase de conclusão pelo que ainda não é possível a sua abertura imediata.
- O Governo dos Açores só inaugura as suas obras depois de concluídas e das respectivas vistorias que atestam se a obra responde a todas as condições de qualidade e segurança. Esta é uma regra básica das obras públicas pelo que é com espanto que constatamos que não sejam do conhecimento daquele partido e dos seus intervenientes.
- Conforme foi anunciado pelo Presidente do Governo dos Açores em Janeiro, aquando da visita ao Eixo Nordeste, este lanço será inaugurado ainda no mês de Março, razão pela qual não é compreensível esta súbita preocupação do PSD – concelhia do Nordeste - ao exigir a abertura imediata de um troço ainda em fase de conclusão.
- As declarações vindas a público denotam, uma vez mais, desconhecimento e “politiquice” do PSD Açores, sem qualquer fundamento perante um projecto desta dimensão. Como se sabe, o Governo Regional já anunciou por diversas vezes que o único prazo contratual é Dezembro de 2011, o que, por si, invalida afirmações de atrasos até a essa data, sem prejuízo da abertura parcial dos troços antecipadamente.
- O Governo dos Açores reafirma as vantagens do projecto SCUT para a ilha de S. Miguel e só baseará a abertura de cada eixo em critérios de segurança, responsabilidade e no que está contratualmente estabelecido, e não exigências absurdas venham de onde vierem.
- A variante à Ribeira Grande - fase 3 - desenvolve-se entre a Ribeirinha e o miradouro de Santa Iria, numa extensão de 2,8 quilómetros, possui um perfil transversal constituído por três vias de circulação em 2,6 quilómetros. A obra conta com três viadutos, com 270 metros de extensão na totalidade e três passagens inferiores. No âmbito deste lanço o anterior cruzamento da Ribeirinha foi transformado em nó rodoviário para permitir maior segurança rodoviária. Também foi introduzida uma grande alteração nos acessos ao miradouro de Santa Iria com criação, neste, de parque de estacionamento de autocarros e veículos ligeiros fora do miradouro. Este lanço de estrada faz reduzir a distância entre ponto de origem e destino, comparativamente à estrada velha, em 2,2 quilómetros.


GaCS/VS

Sem comentários: