quarta-feira, 2 de março de 2011

Governo satisfeito com o avanço do processo de descontaminação de solos na base das Lajes



O Secretário Regional da Presidência congratulou-se esta tarde, em Angra do Heroísmo, pelo anúncio feito pelas autoridades norte-americanas de que está já em curso o processo para a descontaminação de solos na base das Lajes.

André Bradford, em declarações proferidas no final de uma conferência de Imprensa promovida pelo Consulado dos Estados Unidos sobre a matéria, a que assistiu acompanhado pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, considerou que este anúncio “é mais um passo” para a solução de um problema de contaminação em dois locais da instalação militar, revelado por um estudo profundo realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em diversos locais do concelho da Praia da Vitória.

O governante frisou que o executivo acompanha a situação desde 2008, altura em que foi levantada publicamente a hipótese de haver contaminação de aquíferos de abastecimento público naquele concelho, devido a actividades do destacamento norte-americano das Lajes, nomeadamente ao armazenamento de combustíveis, hipótese essa admitida num estudo da responsabilidade das autoridades americanas, realizado em 2004/2005 .

O Governo Regional decidiu, então, como lembrou, “fazer um estudo credenciado, pela autoridade nacional mais competente na matéria, com referenciação nacional, que nos permitisse saber e avaliar concretamente” eventuais problemas e, se existissem, “que programa de acção seria necessário implementar”.

Os resultados do estudo revelaram que não existe contaminação nos aquíferos que abastecem o concelho da Praia da Vitória, mas foram detectados dois focos de contaminação, um à entrada da base e outro nas instalações de armazenamento de combustíveis.

As autoridades norte-americanas assumiram, no dia da apresentação do estudo, a total limpeza dessas áreas e anunciaram hoje, na conferência de imprensa, que está já em curso um procedimento para a selecção da melhor tecnologia para o efeito, após o que as intervenções serão adjudicadas.

André Bradford disse ainda que o Governo açoriano tem vindo a realizar diligências junto dos norte-americanos, desde que foi conhecido o estudo, para que o processo de descontaminação avançasse e manifestou satisfação pelo anúncio hoje feito.

“Hoje deu-se um passo, o processo não está concluído”, sublinhou o Secretário Regional, acrescentando que o Governo dos Açores vai “monitorizar” as acções e “garantir que a execução corresponde àquilo que nós precisamos, ou seja, as zonas descontaminadas e limpas: é nesse momento que o processo acaba”.



GaCS/FA

Sem comentários: