terça-feira, 12 de abril de 2011

Lagoa tem vindo a afirmar-se como um concelho de grande dinamismo e vitalidade

O Secretário Regional da Economia considerou ontem a homenagem realizada pela Câmara Municipal da Lagoa a várias personalidades e instituições do concelho, “um acto de justiça” por quem contribuiu para o desenvolvimento do concelho, mas também um gesto simbólico para todos os lagoenses para que “cada um faça o melhor que pode e que sabe para continuar a afirmar a Lagoa como um dos concelhos de maior vitalidade e dinamismo na Região”.

Vasco Cordeiro, que participava, em representação do Presidente do Governo, na sessão solene comemorativa do 489º aniversário da elevação da Lagoa a Vila e sede de concelho, defendeu, por isso, que este tipo de homenagens “constituem uma lição em relação a uma vertente que por vezes não é tão lembrada na actuação das entidades públicas: e que é exactamente a de valorizar aquelas que são as riquezas, os activos das nossas comunidades e que são as suas pessoas e as suas instituições”.

“Seja no âmbito desportivo, seja no âmbito cultural, recreativo, político, económico, há efectivamente um conjunto de valores que da parte das nossas comunidades, da nossa região interessa valorizar”, acrescentou.

Vasco Cordeiro recordou aos participantes na sessão solene que “a Lagoa é hoje, também, aquilo que cada um dos seus habitantes faz dela. Aquilo que cada um constrói no seu dia-a-dia. E é deste somatório de contributos, de esforços, e sob a liderança dos órgãos autárquicos, sejam eles as Juntas de Freguesia ou a Câmara Municipal, que a Lagoa acaba por se transformar num dos concelhos mais dinâmicos da nossa Região”.

O Secretário Regional da Economia quis, por isso, deixar um desafio a todos os lagoenses: “que cada um faça o melhor que sabe e que pode da sua parte. Porque só assim é que o concelho da Lagoa continuará a ser um dos concelhos mais fortes da nossa Região, porque só assim os Açores serão mais fortes também para vencer os desafios do futuro”.

A esse propósito, Vasco Cordeiro garantiu “existir empenho do Governo dos Açores” para se constituir como um parceiro, nomeadamente “através dos mecanismos de cooperação que pretendem, precisamente, potenciar a ligação entre as administrações local e a regional: “cada um com as suas competências, cada um com as suas atribuições, mas com a convicção de que só em parceria será possível vencer os desafios actuais”, salientou.


GaCS/NM

Sem comentários: