O Subsecretário Regional das Pescas rejeitou hoje, na Horta, a acusação de que o Governo dos Açores esteja a “discriminar” a Cooperativa Porto de Abrigo.
A garantia foi avançada por Marcelo Pamplona à margem da reunião do Conselho Regional das Pescas, que decorre hoje na ilha do Faial.
O Governo não discrimina ninguém, antes apoia, sim, todas as associações que tenham a sua situação regularizada e que comuniquem à Região onde aplicaram os apoios que lhe foram atribuídos, disse o governante.
Questionado pelos jornalistas, Marcelo Pamplona esclareceu ainda que aquilo que o Governo não pode fazer é apoiar “associações que não apresentam contas dos apoios que recebem” do Orçamento da Região.
Segundo afirmou Marcelo Pamplona, para a reunião de hoje do Conselho Regional das Pescas “foram convidados todas as associações do sector, vieram quase todas, a Porto de Abrigo não quis estar presente, mas foi convidada”.
Durante a manhã de hoje, o Conselho Regional das Pescas debateu questões relacionadas com a situação dos recursos demersais e de profundidade, frota regional de pesca e áreas de protecção das pescarias.
Na reunião, o Departamento de Oceanografia e Pescas efectuou também um ponto de situação relativo aos recursos de profundidade, com destaque para o goraz, cherne e boca negra.
De acordo com o Subsecretário Regional das Pescas, os conselheiros estão também “a debater quais as melhores formas de implementar zonas de protecção que permitam que as comunidades piscatórias tenham maior rendibilidade” no exercício da actividade da pesca.
Sem comentários:
Enviar um comentário