Trinta e sete zonas balneares e marinas nos Açores foram distinguidas com galardão Bandeira Azul pela Coordenação Internacional das candidaturas portuguesas ao Programa Bandeira Azul 2011.
No dia 1 de Junho, o primeiro dia oficial do início da época balnear, as zonas balneares poderão hastear a Bandeira Azul. Este galardão, no presente ano, significa o aumento de cinco zonas balneares com Bandeira Azul nos Açores, passando a ser agora 33.
As zonas agora distinguidas são, em S. Miguel, no concelho da Lagoa, a Caloura e a zona balnear da Lagoa; em Ponta Delgada, nas praias das Milícias e do Pópulo, e Poços S. Vicente Ferreira e Poças Sul dos Mosteiros; na Ribeira Grande, o Areal de Santa Bárbara; em Vila Franca do Campo a Vinha d’Areia, a Prainha de Água d’Alto, o Corpo Santo e a Água d’Alto e na Povoação a Praia do Fogo.
Na ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, as zonas das Cinco Ribeiras, do Negrito, da Silveira, da Salga, da Prainha (Angra) e a Baía do Refugo. No concelho da Praia da Vitória são distinguidas as Escaleiras, a Praínha, a praia Grande, o Porto Martins, a zona balnear dos Biscoitos e a Praia da Riviera.
Na ilha do Faial, no concelho da Horta, a praia do Almoxarife, a zona do Varadouro e o Porto Pim, que passa a integrar a lista.
Em Santa Maria, os Anjos, a praia Formosa e a Maia vão ostentar a bandeira azul. Na Graciosa, as zonas da Calheta e da Praia. Por fim, em S. Jorge, no concelho das Velas, a zona da Preguiça.
Em relação às marinas, foram distinguidas as Marinas da Horta, de Ponta Delgada, de Angra do Heroísmo e de Vila Franco do Campo.
Nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa, a atribuição deste galardão é efectuado anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.
GaCS/FA/HO
Sem comentários:
Enviar um comentário