O Governo dos Açores está a promover, através da Direcção Regional da Cultura, o Ciclo de Conferências “Açores: 100 anos de República”, que teve início no mês de Janeiro e prolongar-se-á até Outubro de 2011, em todas as ilhas dos Açores, no âmbito do programa das Comemorações do Centenário da República.
Dando continuidade ao programa, realiza-se no próximo dia 6 de Maio a conferência "Arte e República. Entre o cosmopolitismo e o comemorialismo da I Republica nos Açores", por Isabel Soares de Albergaria, que terá lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, cidade da Horta, pelas 21 horas.
Desta temática pode-se destacar que, a 5 de Agosto de 1909, o Diário dos Açores publicava o Manifesto Futurista de Marinetti. Este alarde revolucionário do Futurismo teve um eco diminuto no meio artístico insular. Mas a ânsia de renovação, de abertura ao exterior e ao gosto cosmopolita forja-se durante a Primeira República.
Em simultâneo, como para temperar excessos, o espírito republicano revela-se sensível às tradições, aos temas e às figuras que darão corpo e sentido ao movimento autonomista e regionalista, estas serão algumas das matérias que a conferencista abordará.
O calendário do Ciclo de Conferências “Açores: 100 Anos de República” pode ser consultado em http://www.culturacores.azores.gov.pt/.
GaCS/HO
Sem comentários:
Enviar um comentário