O Instituto de Acção Social celebrou hoje com a Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, da Universidade dos Açores, um protocolo de cooperação com vista à implementação de estratégias de promoção e melhoria da qualidade de vida, através de uma vertente formativa, a qual inclui a promoção de hábitos de vida saudáveis e de investigação.
A Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, que presidiu, em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, à cerimónia de assinatura disse mesmo que a iniciativa permitirá dar continuidade ao trabalho desenvolvido em matéria de formação dos técnicos que trabalham na valência de creche, nomeadamente na área das amas.
Segundo acrescentou, o protocolo surge na sequência do “constante e progressivo aumento dos programas, serviços e equipamentos sociais” e das “novas situações de pobreza e exclusão”, as quais exigem medidas e metodologias de intervenção social, que “obrigam a um esforço de formação contínua dos perto dos quatro mil técnicos e funcionários do sistema de acção social que respondem a aproximadamente a 30.000 açorianos”.
O documento visa, assim, promover e desenvolver competências na área social, respondendo, de forma ajustada, à emergência de novos problemas e reforçando as respostas às problemáticas já existentes.
Paula Ramos demonstrou-se, ainda, expectante que a celebração do protocolo permita estreitar a “cooperação na análise das causas dos problemas, na selecção das prioridades de formação e das acções a desenvolver baseadas no conhecimento sistémico e concreto das situações, percebendo com rapidez as mudanças a realizar e suas complexidades, adaptando e combinando, continuamente, os recursos às necessidades emergentes e inovando nas respostas através de processos de actuação concertadas e coordenadas com os diferentes serviços e com as instituições particulares de solidariedade social”.
A iniciativa tem como destinatários trabalhadores e colaboradores de instituições particulares de solidariedade social no âmbito da primeira, segunda e terceira infância, utentes das valências do âmbito da acção social, com particular incidência para a deficiência, para o envelhecimento e para o acolhimento de crianças e jovens em risco, amas em processo de legalização ou legalizadas pela Segurança Social, bem como família e comunidade.
Ainda no âmbito deste protocolo foi estabelecido o plano anual de actividades para este ano, que decorre a partir de Julho até Dezembro deste ano.
Destinado aos profissionais de acompanhamento (ajudantes de lar, trabalhadores auxiliares de serviços gerais, cozinheiras e monitores) e pais ou figuras de referência, o plano anual de actividades 2011 tem como objectivo promover a saúde e o bem-estar das crianças, com idades compreendidas entre os zero e os cinco anos de idade, acolhidas em centros de Acolhimento Temporário.
No âmbito deste plano serão abordados os seguintes módulos de formação, saúde preventiva; saúde dia-a-dia; alimentação infantil; aleitamento artificial; alimentação diversificada; banho do recém-nascido; higiene infantil; obstrução da via aérea; vacinação, prevenção de acidentes e primeiros socorros.
GaCS/SM
Sem comentários:
Enviar um comentário