O Governo dos Açores atribuiu uma comparticipação financeira, no valor global de 271.215,22 euros, aos Planos de Desenvolvimento de 2011, de 22 associações juvenis da região.
Esta comparticipação financeira atribuída pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, no âmbito do Programa de Incentivo ao Associativismo Juvenil (PIAJ), destina-se a apoiar o desenvolvimento das actividades das associações juvenis e de entidades inscritas no Registo Açoriano de Associações Juvenis.
A avaliação global de cada candidatura resulta da análise dos projectos e do desempenho da associação. Assim, dos 199 projectos apresentados pelas 22 associações juvenis, foram aprovados e apoiados, pela Direcção Regional da Juventude, 173 projectos, de acordo com os critérios previstos no artigo 12º da Portaria nº 99/2010, de 22 de Outubro.
A qualidade do projecto, a inovação, a promoção da cidadania, a preocupação com a integração social dos jovens, a diversidade dos objectivos, a promoção de hábitos de vida saudável, as boas práticas ambientais, a capacidade de realização e obtenção de outros apoios, o cumprimentos de projectos anteriores, a localização, o número de jovens a abranger, bem como a participação dos jovens na concepção, planeamento, execução e avaliação do projecto, foram os critérios a ter em conta na aprovação dos projectos apresentados.
Desta forma, continua a ser uma preocupação do Governo dos Açores em privilegiar o associativismo dos jovens, considerando-o uma verdadeira escola de cidadania, permanentemente rejuvenescida, onde os jovens podem, para além de participar, ser actores dos processos de tomada de decisão e contribuir para a mudança e melhoria da sociedade onde se inserem.
GaCS/HO
Sem comentários:
Enviar um comentário